Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS
Redes Sociais

Twitter pausa seu programa de verificação de perfis

Na semana passada o Twitter reabriu os pedidos de verificação de perfil, programa que estava pausado desde 2017. E agora, devido ao grande fluxo de pedidos, a empresa anunciou que precisa de um tempo para processar os que já estão em andamento – por isso não vai poder aceitar novas solicitações de verificação.

Para vários especialistas essa não é exatamente uma surpresa, já que muitas pessoas estavam (ainda estão) ansiosas para conseguir suas verificações, mesmo que não atendam aos novos e rígidos critérios para tal. Para se ter uma ideia, o Twitter tem 199 milhões de usuários ativos, e apenas 360 mil atualmente têm a marca azul (0,18%).

Esse tipo de situação não acontece em outras redes sociais, pois a maioria delas não oferece um processo de solicitação público, em que “qualquer” usuário pode pedir sua solicitação. Elas mantém um sistema de avaliação interno, que não expõe todos os seus critérios de seleção ao público – que era o que o Twitter também estava mantendo nesses últimos 4 anos, já que sempre aparecem celebridades e outras figuras públicas relevantes que precisam do selo de verificação.

A ideia do Twitter em abrir um processo de seleção público era ser o mais aberto e transparente possível, operando um processo mais direto e acessível, a fim de permitir uma gama mais ampla de pessoas – incluindo médicos especialistas, cientistas, acadêmicos, etc. – para obter sua marca de confiança e autoridade, o que, teoricamente, poderia ter benefícios mais amplos para o engajamento e interação na plataforma.

Provavelmente a expectativa da empresa é de que daqui um tempo o hype de pedidos de verificação diminua e a quantidade chegue a um nível mais gerenciável e sustentável para a equipe do Twitter lidar. Porém, gerentes de mídias sociais, funcionários do Twitter e outras pessoas do meio vivem reportando que suas caixas de entrada estão sempre cheias de pessoas pedindo ajuda para tentar obter o selo azul – o que faz eles estarem um tanto quanto céticos de que os pedidos diminuirão.