Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS
Marketing

Público-alvo x Persona: qual a diferença?

Existem dois conceitos que ajudam nessa estratégia, persona e público-alvo. Mas qual é a diferença?


Esses dois elementos, ajudam nos setores de comunicação e vendas, eles precisam ser analisados estrategicamente com muito cuidado, garantindo que as empresas sejam capazes de usar e aproveitar todos os benefícios.


O público-alvo é um conceito bem utilizado no marketing e na comunicação empresarial, conhecido como target audience. Ele é como uma fatia da sociedade, é nesse grupo que as ações de marketing e venda serão focadas.
As principais informações que você deve ter são: classe social, estado civil, faixa de idade, gênero, escolaridade, etc. Apesar de outras ferramentas venham ganhando um espaço, o público-alvo segue sendo uma ótima alternativa em alguns casos.


Já a persona, é uma ferramenta pouco usada, dentro de um público-alvo existem dezenas de perfis diferentes de consumidores, no caso da persona, é um retrato de um dos perfis de cliente ideal existentes nesse grupo. Ou seja, são personagens fictícios que reúnem as características que um cliente poderia ter. É preciso um trabalho mais detalhado de pesquisa para compreender as características desses clientes, como: sonhos e desejos, desafios, hobbies, quais mídias consomem, estilo de vida, crença e valores, etc.


Um dos benefícios mais marcantes da criação de personas é a possibilidade de identificar quem realmente é o seu público. Quando traçamos o público-alvo, conseguimos separar uma pequena fatia de pessoas que se adapta aos produtos e serviços comercializados pela sua empresa.

Agora que você já sabe os conceito, você será capaz de criar uma estratégia de comunicação e vendas muito mais direcionada e detalhada para a sua empresa, aumentando seu diferencial e a sua competitividade de mercado.

Author

maketi

Comment (1)

  1. O que é Marketing humanizado? – Maketi
    julho 19, 2021

    […] Não é necessário deixar todas as ferramentas que ajudam na execução do seu trabalho de lado, a inteligência artificial, por exemplo, é uma ótima parceira para descobrir diversos dados sobre o consumidor. O que muda, é como você fará uso das informações captadas. Para colocar essa estratégia em prática, é essencial que você conheça melhor as características dessas pessoas. […]

Comments are closed.

Abrir Bate Papo
Podemos te ajudar a vender mais?
Go Maketi
Olá.
Podemos te ajudar?