Business Marketing

O que é User Experience (UX)?

Na língua portuguesa, o termo utilizado na área de Marketing “User Experience” quer dizer a experiência do usuário enquanto faz uso de um serviço ou produto on-line. As novas tecnologias impulsionaram a forma como os consumidores têm acesso à sua loja, podendo tornar o contato mais próximo e o e-commerce bem visto no mundo virtual. Mas isto acontece somente quando as estratégias utilizadas são direcionadas e têm como objetivo proporcionar facilidades no ato da compra e boas experiências ao longo da navegação.

O User Experience trabalha com questões práticas e mercadológicas, mas também com questões que envolvem a individualidade do consumidor. Dessa forma, o UX, além de estar presente em toda a experiência no ambiente virtual, também diz respeito a como o site está estruturado.

Portanto, a questão principal é: como pensar na experiência do usuário? Se os sentimentos despertados forem ruins, há o risco de que usuários não voltem. Se os sentimentos forem bons, clientes podem ser fidelizados.

É importante ter em mente que para que o seu negócio sobreviva, um dos fatores principais é a satisfação do cliente em relação ao que você está ofertando.

Uma pesquisa do Google revelou 25 princípios do UX que mais dão certo e impulsionam os e-commerces. Tais princípios valorizam a qualidade da experiência do consumidor para que haja cada vez mais conversões em vendas. Os princípios levam em consideração os recursos e tecnologias desenvolvidos, como o layout da página, a facilidade de uso, a existência de um campo para busca, os testes de experimentação gratuitos, o tempo de carregamento da página, entre outros.

A verdade é que quando o usuário entra no seu site, ele não quer pensar, muito menos sentir que o seu tempo foi desperdiçado: quer informações precisas, navegação rápida para encontrar o que procura, procedimentos dinâmicos e intuitivos.

Abrir Bate Papo
Podemos te ajudar a vender mais?
Go Maketi
Olá.
Podemos te ajudar?