Mercado Digital

Ecossistemas digitais são necessários para evolução das compras online

Uma pizza ou um CD do Sting? Há divergências quando buscamos saber qual item foi vendido pela primeira vez na internet e ainda não há consenso em relação a isso (duas empresas disputam esse título). Em contrapartida, o que podemos afirmar é que tivemos uma evolução enorme desde então — e já se passaram, pelo menos, 27 anos.

Realizar uma compra online na década de 1990 era sinônimo de insegurança e espera (e de muita paciência). Obviamente, essa história nem poderia ser contada de outra forma, uma vez que não havia nem metade da tecnologia disponível hoje. A falta de integração entre os sistemas, o fator novidade e a internet de baixíssima qualidade afetavam todo o processo, tornando a experiência do cliente extremamente frustrante. Para se ter uma ideia, um produto poderia demorar mais de um mês para chegar à casa do comprador.

É até mesmo difícil pensar nesse cenário, sobretudo porque atualmente conseguimos ter acesso, em poucas horas, aos itens que consumimos. Mérito de ecossistemas digitais bem concebidos, tecnológicos e eficientes.

Mas o que são os ecossistemas digitais?

Analisando a timeline dos e-commerces, tanto no Brasil quanto mundo afora, fica bem claro o crescimento que tivemos ao longo dos anos. Com tecnologia, expertise de profissionais e avanço das infraestruturas de conectividade, foi possível evoluir para ecossistemas digitais eficientes e inteligentes, com o cliente sempre no centro dele.

Sobretudo neste cenário pandêmico, no qual a demanda cresceu em níveis estratosféricos, tal trama é imprescindível para oferecer jornadas multifacetadas. Negócios com fluxos falhos, por exemplo, dificilmente sobreviverão neste ambiente de alta competitividade.

Quando uso a palavra “ecossistema”, me refiro à rede que engloba uma empresa com atuação omnichannel — e todos aqueles que a cercam — como por exemplo plataforma, logística, meios de pagamentos, inteligência de dados, SAC, entre outros.

Olhando para o início da história dos e-commerces, posso afirmar que os ecossistemas são uma evolução concreta das vendas online. Esse ambiente de colaboração, no qual é possível extrair o melhor de cada parceiro para otimizar a vivência do consumidor, é bastante positivo. E só tem a evoluir.

















Abrir Bate Papo
Podemos te ajudar a vender mais?
Go Maketi
Olá.
Podemos te ajudar?